Grafos de Conhecimento aliados ao Processo de Tomada de Decisão

Palestra: Grafos de Conhecimento aliados ao Processo de Tomada de Decisão, com a Profa. Dra. Rita Berardi (UTFPR-CP)
Terça-feira, 16/08, 19:30
Transmissão: https://youtu.be/EBAGSNhJeHQ

Resumo: Os domínios públicos e privados têm buscado na análise de dados um apoio para o seu processo de tomada de decisão. No entanto, a qualidade da análise de dados depende da qualidade dos dados disponíveis e utilizados. Um dos fatores que têm desafiado a qualidade dos dados é a heterogeneidade de contextos, de fontes e intenções no processo de coleta. Os grafos de conhecimento oferecem conceitos e tecnologias que podem auxiliar na etapa de preparação dos dados de modo a minimizar alguns desses aspectos que impactam a análise de dados. O objetivo desta fala é mostrar as estruturas envolvidas nos grafos de conhecimento e discutir o porquê eles podem ser considerados aliados no processo de tomada de decisão.

Minibio: Professora Adjunta na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Campus Curitiba. Doutora em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desenvolvido em colaboração com a Universität Koblenz-Landau, Instituto West de Web Semântica na Alemanha. Completou o mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, realizado em parceria com Hewlett Packard (HP). Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pelotas. Atua na Graduação do Bacharelado em Sistemas de Informação e no mestrado em Computação Aplicada além de coordenar o curso de Especialização em Ciências de Dados. As áreas de pesquisa que mais interessam estão relacionadas a Grafos de Conhecimento, Dados abertos conectados e Ontologias, todos assuntos relacionados a temáticas reais em domínios de aplicação como Cidades Inteligentes, Saúde, Educação. Na Extensão, é cofundadora do Projeto TIChers da UTFPR que promove formações a professoras da Educação Básica apresentando conceitos de computação por meios lúdicos, simplificados para divulgação da computação de modo a atrair mais mulheres para a computação.